quarta-feira, 9 de abril de 2008

Notícias frescas e reclamações...

Ok, amigos...
A despeito dos inúmeros problemas retratados na TV, da violência das imagens, estou bem. Como disse, estou em Jacmel, capital do departamento Sudeste do país, longe de todos os problemas que estão acontecendo em Port au Prince, capital do país.
Gostaria apenas de lamentar algumas reações das pessoas que estão aí no Brasil, de que eu tenho sido "frio" e "distante" nas mensagens e, quando respondo porque estou "frio", as pessoas ficam ofendidas e me chamam de "grosso".
Ando um pouco cansado de tudo. Estou há dois meses longe de casa, aprendendo a cada dia a falar uma língua difícil, que não se parece com nada que tenha estudado antes (nem com o francês), preocupado com o quadro atual de crise que aparece no país e como isso poderia intervir no futuro de minha pesquisa. Preocupado em como farei para pedir à Capes um bilhete de volta, caso as coisas compliquem ainda mais. Preocupado se vou conseguir, depois de tanto esforço para chegar, realizar a minha pesquisa aqui e sair daqui com um material capaz de produzir uma tese.
Não foram poucas as vezes que disse que há vários problemas por aqui... Não estes de agora, resultantes de uma situação de tensão política. Mas problemas de energia elétrica, de comunicação, pois não tenho internet em casa, e por telefone a ligação é cara e até uma vizinha norte-americana neurótica, que me atormenta diariamente...
Mas tem gente que acha sempre que está com os maiores problemas do mundo... Eu não sou assim, mas me permito ser duro com algumas coisas, coisas que julgo infantis e sem importância.
Por isso, quero estabelecer um compromisso com meus leitores. Não quero mais ter que falar disso, desses problemas aqui. E quando alguém me mandar um e-mail, mensagem ou scrap perguntando se estou com algum problema pessoal com essa pessoa, ela já saberá que simplesmente vou ignorar este tipo de coisa, pois tenho muito mais o que fazer. As pessoas querem atenção, eu não tenho tempo neste momento, infelizmente, para dar este tipo de atenção.
O mundo está pegando fogo em Port au Prince... Manifestações contra a fome, gente morrendo em confrontos com as tropas da Minustah e da polícia nacional haitiana, um presidente absolutamente nulo, incapaz de tomar uma atitude política diante da crise e uma rota de manifestações que tende a aumentar. Sinceramente, não temos tempo para caprichos pessoais. Com todo respeito e com todo o carinho que tenho pelos amigos, no momento, eu também estou precisando de atenção, carinho e compreensão neste momento.
Abraços a todos

Nenhum comentário: