domingo, 13 de abril de 2008

REENCONTRO COM VALSAINT (E COM O VODU)






Depois de longo tempo, especialmente depois de voltar ao Haiti, ainda não havia procurado Avenant Valsaint, o hougan do vodu que conheci na minha primeira viagem ao Haiti. Parece estranho que tenha vindo ao país para pesquisar exatamente o vodu e que não tivesse saído em busca do tema da minha pesquisa, mesmo estando aqui há dois meses. Não acho isso, acho que antes de procurar o vodu, queria ser encontrado por ele ou encontrá-lo por acidente numa esquina do mercado, numa rua, numa conversa casual.


Foi assim, aos poucos, que fui reencontrar Valsaint.


Na verdade, não foi exatamente por causa do próprio Valsaint, mas porque conheci em PaP, na semana que estive por lá, Herold. Herold trabalha para uma série de organizações, inclusive para Unesco, ONU e para o Viva Rio. Formado em psicologia, foi aluno da Escola de Etnologia, mas sua principal característica é exatamente ser um cara que circula pelas ruas de PaP, de Carrefour Feuilles, de Bel Air, de La Saline e ser conhecido por todos nestes lugares. Cria da favela de La Saline, saiu de lá exatamente para se tornar esta figura que combina um intelectual acadêmico, com um homem que age a atua nas ruas, que faz mediações importantes para as agências internacionais presentes em PaP. Enfim, uma das muitas figuras fascinantes que conheci por aqui.


Com Herold pude não apenas andar pelos mercados de PaP, mas entrar em La Saline e conversar com alguns hougáns de lá e discutir uma série de coisas com o próprio Herold. E só assim, após ter "reencontrado o vodu", esbarrado por acaso com ele numa esquina do mercado, que pude reencontrar Valsaint.


Contarei em outro momento com mais detalhes estes dois encontros. Ficam as fotos para dar uma idéia da coisa...



Abraço


Nenhum comentário: