sábado, 15 de março de 2008

Au Coeur du Péché": um Brasil no Haiti para além da Minustah


Pelas coisas que venho contando para vocês aqui no blog, a maioria dos meus 13 leitores deve pensar que o Brasil no Haiti são duas coisas: A Minustah e o Zé Renato. Destes treze leitores, alguns mais informados, porque diretamente interessados na minha presença aqui (como meu orientador Federico e a turma do NuCEC), sabem que o Viva Rio está com algumas ações por aqui na área de Bel Air, junto a alguns grupos organizados deste bairro. Mas pouca gente imagina que algumas figuras brasileiras passaram a ser bem conhecidas dos haitianos e freqüentam diariamente os lares haitianos...


Pacô, Pretá, Afonsô, Pai Helinhô, Tancinhá, Toní, Barbarrá... Alguns dos meus leitores nem imaginam quem sejam estes, mas aqueles habituados a assistir telenovelas, saberão que estes são nomes de personagens de uma telenovela brasileira, do ano de 2004, chamada “Da cor do pecado”. Aqui, conhecida como “Au Coeur du Péché”, a novela parece ter conquistado os haitianos. Não há um momento que eu não veja alguém diante da TV prestando atenção às cenas divertidas da Mamãe Sardinha e sua família e de pai Helinhô e Tancinhá, aos dramas de Pretá e Pacô para ser felizes juntos, ao carinho de Afonsô com o neto Raí, aos vilões terríveis Barbarrá e Toní.


Chega a ser engraçado olhar a TV em diferentes horários da tarde até à noite, e ter a impressão que a novela parece ser transmitida o dia todo, nos mais diversos horários. Também é curioso ver os capítulos parecendo passar fora de ordem, repetir-se várias vezes ao dia e em dias diferentes. Independente disto e de ser dublada em francês a novela é um sucesso.


Outro sucesso são as revistas da novela. Como as revistas do Brasil, onde são contados todos os capítulos da novela, com fotos variadas, aqui algumas revistas sem as mesmas cores e padrão gráfico, lembrando um pouco algo feito em um gráfica de fundo de quintal. São inúmeras as revistas que as adolescentes vindas das escolas param defronte, nas bancas de rua com livros usados e revistas espalhados pelo chão, para olhar os capítulos de Au Coeur du Péché...


Além da Minustah, do Futebol, le feulleton televisée brésilien, Au Coeur du Péché é mais um sinal de nossa presença por aqui.



Abração


Nenhum comentário: