Fiz hoje uma visita à embaixada brasileira aqui, em Pétion Ville, e pude ter com nosso embaixador aqui. Que pessoa agradável e simpática. Um homem de inteligência excepcional, com uma visão da cultura muito acima da média. Sua sensibilidade e interesse sobre as diversas questões da cultura haitiana, sobretudo aos temas ligados à religião são de fato admiráveis. Uma pena ele estar de partida para servir em outro país, pois creio que ele representa a fina flor de nossa diplomacia, o que há de melhor que pode produzir o Itamaraty em termos de pessoal.
Antes que alguém diga que estou jogando confete na diplomacia brasileira, que estou babando ovo de alguém, quero ressaltar que não se trata disso, mas de reconhecer as qualidades de alguns dos agentes do serviço diplomático e uma forma de agradecer o empenho do embaixador e de todos os funcionários lotados aqui na embaixada brasileira no Haiti, pela grande ajuda que eles vêm me prestando.
Ele me fez um amável convite de participar na próxima segunda-feira, dia 25 de fevereiro, da inauguração do Centro de Estudos Brasileiros “Celso Ortega Terra”, quando ocorrerá sua despedida do serviço neste país.
Uma de suas interessantes observações se refere à pesquisa histórica do trânsito de populações pelo Altântico Negro, entre Brasil, África e Caribe, citando os trabalhos de Pierre Verger e Roger Bastide, para falar das relações entre os voduns da Casa das Minas no Maranhão e as práticas religiosas no Haiti. Sua refinada percepção e sensibilidade só valorizam ainda mais os membros de nosso corpo diplomático. Quisera que todo embaixador brasileiro fosse como o simpático baiano Paulo Cordeiro de Andrade Pinto.
Abraços para tod@s
Zé
P.S.: Valeu João, pelo comentário do pênalti. Como a conexão está ruim, ainda não vi nem os gols, nem a defesa do Bruno... Mas estou de camisa do Flamengo, rindo à toa!!!!!
2 comentários:
Olá Zé Renato, vivi por um ano ai no Haiti na cidade de Saint Marc, e tenho muitos amigos por ai. Me caso agora em agosto e convidei um casal de amigos para visitar o Brasil. Preciso saber o site da embaxada braileira para aber como fazer uma carta convite pra eles, caso saiba o site gostaria de sabe-lo. Agradeço-lhe antecipadamente. Jussélio
Pessoal, tem uma fotógrafa brasileira se comunicando pelo Facebook pedindo ajuda. Leiam: HAITI - quem puder ajudar, nossa amiga Cris Bierrencach está lá precisando de ajuda!!! Cris: Precisamos entrar em contato com a embaixada aqui e nao conseguimos, precisamos de ajuda. estamos na rue babiole com rue miot #2. não temos telefone, podem passar meu contato de email: crisbier@gmail.com
Postar um comentário